(ANTÔNIO HOUAISS, 2009)
Semiótica: 1) Para Charles Sanders Pierce, teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (linguisticas ou não), enfatizando especialmente a propriedade da convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram. 2) Estudo dos fenômenos culturais considerados como sistemas de significação, tenham ou não a natureza de sistemas de comunicação, semiologia.
Semiologia: 1) Para Ferdinand de Saussure, ciência geral que tem como objeto todos os sitemas de signos (incluindo os ritos e costumes) e todos os sistemas de comunicação vigentes na sociedade. 2) Para Roland Barther, estudo das significações que podem ser atribuídas aos fatos da vida social concebidos como sistemas de significação: imagens, gestos, rituais, sistemas de parentescos, mitos, etc.
(AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, 1999)
Semiótica: denominação utilizada, principalmente pelos autores norte-americanos, para a ciência geral do signo; semiologia.
Semiologia: ciência geral dos signos, segundo Ferdinand de Saussure, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de signos, isto é, sistemas de significação. Em oposição à linguística, que se restringe ao estudo dos signos linguísticos, ou seja, da linguagem, a semiologia tem por objetivo qualquer sistema de signos (imagens, gestos, vestuários, ritos, etc); semiótica.
(GREIMAS, 1993)
Semiótica: o termo semiótica é empregado em sentido diferente, conforme designe (A) uma grandeza manifestada qualquer, que se propõe conhecer, o que significa dizer que a semiótica corresponde a um conjunto significante que se suspeita, a título de hipótese, possua uma organização, uma articulação interna autônoma; (B) um objeto de conhecimento, tal qual aparece no decorrer e em seguida à sua descrição; e (C) o conjunto dos meios que tornam possível seu conhecimento.
Semiologia: o termo semiologia, que se mantém, em concorrêncoa com semiótica, para designar a teoria da linguagem e suas aplicações a diferentes conjuntos significantes, remonta a Ferdinand de Saussure, que fazia ardentes votos pela constituição, sob esse rótulo, do estudo geral dos "sistemas de signos".
(JEAN DUBOIS el al, 1973)
Semiótica: A semiótica retoma o projeto da semiologia de Ferdinand de Saussure e se coloca como objeto de estudo da vida dos signos no seio da vida social. Diferentemente da semiologia provinda do ensinamento de Saussure, no entanto, ela se recusa a destacar a linguagem e a sociedade. A semiótica deseja ser uma teoria geral dos modos de significar. (...) O domínio da semiótica é o texto como prática significante. Mas as questões colocadas no texto serão bastante diferentes conforme orientação do pesquisador: ao lado de uma semiótica estruturalista, com A. J. Greimas, encontramos uma semiótica baseada na ótica gnoseológica (de gnoseologia, teoria geral do conehcimento humano, voltada para a reflexão em torno da origem, natureza e limites do ato cognitivo), com J. Kristeva.
Semiologia:Segundo projeto de Ferdinand de Saussure, seu objeto e o estudo da vida dos signos no seio da vida social: ela se integra à psicologia, como ramo da psicologia social. Neste caso, a linguística não passa de um ramo da semiologia. O paradoxo sublinhado por Saussure é que, embora seja um simples ramo da semiologia, a linguística é necessária à semiologia para a colocação conveniente o problema do signo.
Um abraço, pessoal!
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